Vibração é Física

Não tem como falarmos de Vibração Ocupacional sem entrarmos na área da física. Mas qual é o básico que eu realmente preciso saber sem entrarmos profundamente em uma matéria alheia á realidade?



Vamos lá. Primeiramente a onda emitida por uma máquina que causa o agente físico é uma ONDA MECÂNICA. Isso quer dizer que esta onda transporta matéria e ENERGIA, sendo esta energia que atingirá o trabalhador.



O físico Isaac Newton definiu três leis fundamentais para o estudo de partículas. Para nós, em vibração, a mais importante é a segunda lei, que diz:



2ª Lei de Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica: A aceleração de uma partícula é proporcional a força resultante que age sobre ela e com direção á esta força. A força e aceleração são grandezas diretamente proporcionais e agem sobre a mesma direção e no mesmo sentido.



Ou seja, a segunda lei nos diz que toda força resultante gera uma aceleração do movimento de um corpo de massa “m”, sendo a força e a aceleração grandezas vetoriais diretamente proporcionais.



Então podemos considerar que um corpo que possui um movimento direcionado de um determinado ponto ao outro repetidamente está em vibração.



Há outras variáveis importantes a serem estudadas, são elas: amplitude e frequência.



Amplitude – o que é? É uma medida escalar negativa e positiva da magnitude de oscilação de uma onda. É “o quanto de movimento existe?”.



Frequência – o que é? A frequência representa o número completo de ciclos de oscilação que um corpo faz em um segundo. É o “quantas vezes ocorre o movimento?”. O corpo Humano também oscila e emite suas próprias faixas de frequências, são essa faixas de frequência que, combinadas com a Vibração emitidas pelas máquinas e equipamentos, são danosas ao trabalhador.



Além disso, temos o fênomeno físico ressonância, vejamos:



Ressonância – o que é? É o fenômeno que ocorre quando há a soma de duas ondas gerando uma onda resultante.



Este fenômeno acontece quando utilizamos erroneamente luvas antivibração, por exemplo. Luvas antivibração são exclusivas para serem utilizadas em máquinas que emitem faixas de alta frequência. Quando utilizadas em máquinas que emitem uma faixa de frequência inferior a 75Hz, as luvas vão produzir uma onda que somada a onda já emitida pela máquina, será ainda maior e mais danosa ao trabalhador. Ou seja, será mais prejudicial com a luva do que se o operador estivesse trabalhando sem a mesma.



 



Artigo por: Giulia Mezoni




IVOMAR ENGENHARIA - Rua Frei Deodatto, 116, 85601620 - Francisco Beltrão - PR
Entre em contato
(46) 3524-2974