Como realizar a correta fixação na avaliação de Vibração Ocupacional de Mãos e Braços

19-02-2018

É sabida a preferência dos profissionais de segurança do trabalho na fixação de acelerômetros diretamente no corpo do trabalhador para o caso de avaliações de vibração de mãos e braços. Para tanto, além do cuidado, avaliação da zona de exposição e identificação dos eixos, expostos na NHO 10, deve ser levado em consideração a fixação correta dos cabos de conexão do medidor para que a avaliação não sofra influência da movimentação ou oscilação desses cabos, o que leva á uma falsa medição (o aparelho identifica essa oscilação dos cabos soltos como vibração fazendo uma quantificação que não corresponde á realidade da atividade).



Outro ponto com grande necessidade de ser observado pelo avaliador é o conforto e a liberdade de movimento que o trabalhador deve ter durante a avaliação. Um modo fácil, barato, seguro e confortável de fixar estes cabos é através da fita velcro. A dica é levar sempre dentro da própria maleta do aparelho pedaços de fitas já cortados, bem como um rolo de fita adesiva para a fixação do transdutor de corpo inteiro ou até mesmo fixar na roupa do trabalhador alguma parte de cabo que desprende, o que facilita na hora de fazer a avaliação.



O medidor integrador, por sua vez, pode ser fixado no braço do trabalhador utilizando um suporte ou no bolso do mesmo. O modo de instalação é rápido e eficaz. Acompanhe nas fotos abaixo e observe a fixação:







Artigo por: Giulia Mezoni



Tem alguma dúvida? Alguma questão que gostaria que abordássemos aqui? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@ivomareng.com.br e faça a sua solicitação!


IVOMAR ENGENHARIA - Rua Frei Deodatto, 116, 85601620 - Francisco Beltrão - PR
Entre em contato
(46) 3524-2974